Como vimos na semana passada, o Windows tem o péssimo hábito de não liberar memória RAM após o seu uso. Isto é, com o tempo a memória RAM vai acumulando restos não usados de dados e programas.

O resultado é que, após horas de uso, o micro fica com parte de sua memória RAM ocupada com "lixo", fazendo com que o micro fique mais lento e mais propenso a falhas.

Se você está acostumado a usar programas pesados como o Photoshop, Page Maker e Corel Draw sabe muito bem do que estamos falando: freqüentemente temos de reiniciar o micro para que a memória fique liberada novamente e o micro volte a obter um bom desempenho.

A boa notícia é que existe um pequeno programa grátis que resolve esse problema com um simples clique de mouse.

Após instalar e executar o programa, basta você clicar na caixa Optimize para liberar a memória RAM. Além disso, o programa apresenta gráficos para você ir acompanhando o uso da memória RAM e do nível de utilização do processador da máquina. Você pode ainda clicar em Send to Tray para "jogar" o programa para a barra de ferramentas do Windows, ao lado do relógio.

Através do campo "Memory Control" você configura quanto de memória RAM você precisa livre. Clicando em Optimize após alterar esse valor, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até atingir o mais próximo do valor configurado. Esse recurso é excelente se você tem o costume de jogar jogos 3D "devoradores" de memória RAM, isto é, que necessitam de muita memória RAM livre para obterem um bom desempenho.

O programa possui ainda uma opção para acionar um alarme quando houver pouca memória RAM livre. O valor padrão desse alarme é de 3 MB (esse valor pode ser alterado a seu critério), isto é, quando houver menos memória do que isso disponível, o programa é acionado e limpa a memória RAM automaticamente para que exista mais memória disponível. Para essa opção funcionar, o programa precisa estar minimizado.

Como o Rambooster ocupa pouca memória RAM, recomendamos que ele seja executado toda a vez em que o Windows é carregado. Para isso, basta habilitar a caixa "Launch automatically at startup" existente na opção Preferences do menu Edit. Você também pode habilitar a caixa "Start minimized" existente na mesma tela para o programa ser iniciado minimizado.

Tamanho do arquivo: 3.57 MB
Download!!!

4 comentários:

  1. Marcio Santos on 8 de janeiro de 2009 21:12

    isso ai e verdade!
    recomendo a todos!



    Se puder passa no meu blog:

    http://paginadacomedia.blogspot.com/

     
  2. N U D [BLOG] on 8 de janeiro de 2009 21:44

    opa! VAMOS TESTAR

    VLW

     
  3. Beatriz Paz on 8 de janeiro de 2009 21:59

    BOA DICA!
    _____________________
    Soletra Pra Mim?
    www.soletrapramim.blogspot.com

     
  4. lumartins2908 on 8 de janeiro de 2009 22:04

    UAU, voou testar tbm :D

    http://tiomah.blogspot.com/

     

Veja Mais

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitantes