Publicado originalmente em http://www.wepc.com/blog/view/5449/.

Esta é uma excelente pergunta que os fabricantes de notebooks aparentemente não perguntam aos consumidores. Eu não sei você, mas toda vez que eu compro um notebook a primeira coisa que faço é desinstalar todos os programas inúteis que vêm nele (90% dos programas) e instalar os programas que realmente preciso.

A maioria dos fabricantes instala programas que ninguém precisa só porque estão ganhando dinheiro de alguns fabricantes de software que ninguém nunca ouviu falar.

Que tal incluir uma tela de boas-vindas assim que você liga o computador pela primeira vez perguntando quais programas você quer instalar e uma breve descrição da funcionalidade de cada um deles? Dessa forma teríamos um micro “enxuto”, apenas com os programas que realmente nos interessa, economizando assim tempo e espaço em disco.

Existem algumas categorias que são obivamente essenciais: antivírus, pacote de escritório, editor de fotos, tocador de filmes DVD/Blu-Ray (para permitir que você assista filmes) e um gravador de DVD/CD decente (em teoria o Windows traz suporte à gravação de CDs/DVDs, mas convenhamos: ela simplesmente não funciona).

Falando em antivírus, o que realmente me incomoda é que em vez de instalar bons antivírus como o Avast ou AVG, a maioria dos fabricantes instala um produto comercial que expira após 60 ou 90 dias. Sem falar da minha bronca com os produtos da Symantec, especialmente o Norton Antivírus, que estão longe da qualidade que tinham há 12 ou 15 anos. Alguns programas antivírus são tão chatos que eu fico me perguntando se eles não são na verdade “o vírus”.

Em um mundo perfeito eu acho que todos os notebooks deveriam vir com um bom pacote de programas para escritório como o Microsoft Office ou com um concorrente decente, como o StarOffice. Muitas pessoas não gostam dos produtos da Microsoft, mas no caso do Office admitamos: ele é o padrão da indústria.

Um editor de fotos decente como o Photoshop é sempre bom ter. Mas como o Photoshop é complexo e muito caro (o custo do notebook aumentaria muito), a maioria dos notebooks deveria vir com algum tipo de editor de fotos simples, que já é suficiente para o usuário comum que quer apenas um editor para reduzir o tamanho das fotos para enviar para os amigos.

E o mais importante: uma opção para ter um sistema operacional diferente além do Windows Vista. Eu pessoalmente acho que todos os fabricantes deveriam dar ao usuário pelo menos a opção de ter o Windows XP instalado. Se você comprar um notebook simples você se arrependerá se ele vier com o Vista instalado, já que este sistema operacional é muito pesado e requer o uso de muita memória e recursos de processamento, fazendo com que o computador fique mais lento do que se estivesse rodando o Windows XP (mesmo tendo pelo menos 2 GB de memória RAM não resolve a sensação de lentidão). Você pode instalar o XP por conta própria, mas terá um custo adicional (já que o custo do Vista está incluso no preço do notebook) e você precisará de tempo disponível para fazer esta instalação. Honestamete uma opção de ter um notebook sem sistema operacional instalado, mas com um preço imbatível não seria nada mal.

E como um comentário final, eu odeio quando os fabricantes (e isto vale tanto para os fabricantes de hardware e quanto para os de software) fazem com que um produto fique obsoleto para vender novos produtos. A batalha Vista vs. XP é um bom exemplo. Você poderia ter um micro simples (e barato) rodando o XP, mas como a maioria das empresas não oferece mais o XP pré-instalado, você tem que optar pelo Vista, que requer computadores mais potentes e, conseqüentemente, mais caros.

E você? Quais programas você acha que deveriam vir pré-instalados nos notebooks? Algum programa em particular que vem pré-instalado que você realmente odeia? Porquê?

2 comentários:

  1. Caio Cipriano on 9 de janeiro de 2009 às 12:56

    assino em baixo, o meu não veio com tantos programas imuteis, mas não gostei do vista que deixou o pc muito pesado. Mas eu coloquei ele com o visual clássico do windows, que parece com a do 98, deixou o computador MUITO mais leve, aconselho pra quem não liga muito para aparência.

    E o navegador padrão deveria passar a ser o firefox :D

     
  2. Juca on 9 de janeiro de 2009 às 13:14

    bem pensado, sempre vem aqueles que eu nunca uso, realmente..o anti-virus q veio no notebook do meu pai é ridiculo de inutil, nem detecta virus de verdade, o q realmente precisa ñ vem incluso, por exemplo, o pacote office nunca vem ¬¬

     

Veja Mais

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitantes